Quem avisa, amigo é. Ou então, faz o alerta agora para lá na
frente, se for necessário, ter a boa desculpa: “Eu bem que avisei”. Pois
foi o que fez o principal marqueteiro da campanha de reeleição da
presidente Dilma Rousseff, João Santana. E o alerta foi dado na frente
do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além disso, espalhou dentro
do PT no estilo fogo morro acima, água morro abaixo. Ninguém segura.
Um petista de quatro costados, ligado a um ex-ministro do partido, comentou que, mesmo diante do aviso de João Santana, Lula não fez qualquer menção sobre uma eventual possibilidade de ser ele o candidato nas eleições de outubro deste ano. Como já foi dito aqui, o doutor honoris causa Lula quer mais é desfrutar o seu papel de um dos mais respeitados ex-chefes de estado no mundo.
A mesma fonte contou que deve haver mudanças na estratégia da campanha de Dilma. A vinda a Belo Horizonte no domingo já deve ser sinal da preocupação com o momento atual. O PT esperava que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) levasse alguma vantagem em casa, mas achava que a diferença entre ele e a presidente seria bem menor. Não é à toa que ela vem à capital. Em algumas regiões do estado, Dilma tem desempenho melhor. Na Grande BH, perde feio.
O fato é que a percepção de melhora de vida dos brasileiros está se esvaindo nos últimos tempos. A inflação preocupa, o desemprego aumenta, a Copa do Mundo ainda não empolgou – se é que vai empolgar – e cresce o pessimismo. Uma grande multinacional, por exemplo, demitiu todos os estagiários no início do ano. E agora volta a demitir, só que funcionários contratados, alguns com bom tempo de casa.
O curioso é que o aviso de João Santana vem depois do programa eleitoral gratuito com ilma e Lula como protagonistas e das propagandas do medo. Quem bolou? Santana, que agora é quem tem medo.